Carré de Cordeiro com Risoto de Cogumelo
Esse é um dos meus pratos favoritos, nada como um cordeiro mal passado e bem feito com um risoto maravilhoso e um copo de vinho. E era também um dos mais vendidos nos restaurantes que eu trabalhei. Agora então, nessa época do ano em que nos aproximamos do Outono e as temperaturas começam a cair, esses pratos mais suculentos aquecem o coração e não é um bicho de sete cabeças. Vamos a receita.
Ingredientes:
Para o Cordeiro:
- 1 pacote de carre de Cordeiro Frances,(500 g a 800 g).
- 1 cebola pequena em fatias finas.
- 2 dentes de alho picados.
- 1 1/2 colher de sopa de alecrim picado fresco ou 1 colher de chá de alecrim seco.
- 1 ramo de tomilho fresco.
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva.
- 1/2 copo de vinho tinto.
- 30 gramas de manteiga.
- sal e pimenta do reino a gosto.
- 4 copos de caldo de galinha, (ver receita anterior no blog).
- 6 cogumelos Paris fatiados finos.
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva.
- 1 cebola roxa picadinha.
- 2 dentes de alho picados.
- 1 copo de arroz arbóreo.
- 1/2 copo de vinho branco.
- 1/2 copo de queijo parmesão ralado.
- 30 gramas de manteiga em cubos.
- Salsinha picada, o quanto baste.
- Tempere o cordeiro com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque meia colher de azeite no cordeiro e salpique o alecrim e o alho e reserve, acenda o grill em temperatura alta do seu forno e deixe aquecer o forno.
- Em uma panela esquente o caldo de galinha e mantenha aquecido. Em outra panela aqueça uma colher de azeite e refogue a cebola roxa e o alho por 2 minutos sem deixar o alho queimar, adicione o arroz e refogue por mais 1 minuto tempere com o sal e a pimenta do reino, adicione o vinho branco e mexa o arroz até praticamente absorver o vinho.
- Adicione o caldo de galinha uma concha por vez mexendo o arroz constantemente adicionando mais caldo sempre que estiver quase seco até ficar aldente, 18 minutos mais ou menos.
- Em uma outra frigideira aqueça uma colher de azeite e 15 gramas de manteiga e refogue o cogumelo e reserve.
- Quando o arroz estiver faltando 10 minutos para ficar pronto coloque o cordeiro no forno quente e deixe cozinhar, cerca de 8 minutos para mal passado ou mais tempo para o seu gosto.
- para finalizar o arroz, combine os cogumelos com o risoto, adicione a manteiga e o queijo parmesão misturando bem para ficar cremoso, (nota: aqui eu não uso creme de leite pois não é necessário, mas se você quiser essa é a hora.
- Retire o cordeiro do forno e na frigideira em que o cogumelo foi refogado, aqueça a outra colher de azeite do cordeiro e refogue a cebola fatiada, acrescente o caldo da travessa em que o cordeiro foi assado. Coloque o vinho tinto e deixe reduzir a 1/3 desligue o fogo e incorpore a manteiga até encorpar o molho.
- Sirva o risoto no centro do prato e coloque os carrés de cordeiro em volta do risoto cruzando os osso por cima e salpique o molho por cima.
- Finalize com salsinha picada e bom apetite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário