A melhor sopa para o seu verão
O gaspacho é uma sopa fria que constitui uma parte importante da cozinha tradicional espanhola, e é normalmente composto por uma mistura de tomate, pepino, cebola, sal, alho, azeite, pimentão e pão, além de outros ingredientes que variam de acordo com região e gosto. A história deste prato antigo e popular está enraizada na ocupação moura da Espanha, com raízes que remontam há séculos, tornando-se uma das receitas mais antigas conhecidas da região.
Acredita-se que o gaspacho tenha se originado no sul da Espanha, provavelmente nas icônicas cidades andaluzas de Sevilha, Málaga ou Córdoba. Seus principais ingredientes, tomates e pepinos, são originários das Américas, trazidos para a Espanha pelas colônias espanholas nas Américas, que, por sua vez, tiveram contato com árabes e mouros após o arrendamento de terras muçulmanas na Península Ibérica no século VIII. Durante a ocupação, os mouros adicionaram vários aromáticos, especiarias e ervas à base original de tomate e pepino, incluindo alho e cebola, para criar o já clássico gaspacho.
Diz-se que a versão clássica do gaspacho de tomate apareceu em 1700 e foi popularizada no final do século XIX. Durante este tempo, os agricultores usaram o gaspacho como uma refeição ideal enquanto trabalhavam nos campos, pois seus ingredientes simples podiam ser cultivados localmente e a montagem do prato era um processo descomplicado. Agora, não é apenas um dos pratos nacionais da Espanha, mas também é popular na América Latina, principalmente em países como Argentina, Uruguai, Peru, Equador e Chile. Além disso, tornou-se mais conhecido, pois foi adotado como prato de assinatura por muitos chefs de restaurantes em todo o mundo.
O gaspacho tradicional tem muitas variações, incluindo variações que incluem pão, peixe e abacate, além de várias combinações de vegetais, como abobrinha, cenoura e pimentão. Talvez a variação mais conhecida seja o ajoblanco, um gaspacho branco feito com pão, alho, amêndoas e azeite que se diz datar das aldeias andaluzas do século XVI.
Na Espanha moderna, o gaspacho ainda é um prato favorito, com um consumo médio de 1,5 litro por pessoa por verão. É consumido de várias formas, tanto no almoço quanto no jantar, e costuma ser o destaque de muitos cardápios durante o verão. O gaspacho também é servido durante as festas tradicionais, como a Festa da primavera de Sevilha ou a Festa de San Isidro, em Madrid, onde milhares de pessoas se juntam para desfrutar de uma tigela de gaspacho frio como parte das comemorações.
Ao longo dos séculos, o gaspacho evoluiu de um simples prato de legumes para uma cozinha multifacetada e saborosa. Sua popularidade continua na Espanha e América Latina. Vamos à receita.
Ingredientes:
- 6 tomates italianos maduros.
- 1 pepino.
- 1/2 pimentão verde.
- 1/2 pimentão vermelho.
- 1/2 cebola.
- 1/4 de copo de azeite.
- 1 dente de alho.
- 2 colheres de chá de vinagre.
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Primeiro corte os tomates em quatro.
- Reserve.
- Corte as pontas de pepino e o resto do pepino em rodelas e depois no meio.
- Corte o pimentão verde grosseiramente.
- Corte o pimentão vermelho grosseiramente e reserve.
- Corte a cebola grosseiramente.
- E por último o alho e reserve.
- Em um liquidificador coloque os tomates.
- Bata os tomates de leve para arrumar mais espaço para o resto dos legumes.
- Acrescente a cebola e meio copo de água.
- Bata os ingredientes muito bem.
- Adicione os outros ingredientes e bata tudo muito bem.
- Acrescente o alho.
- Adicione o vinagre.
- Adicione o azeite lentamente para emulsionar a sopa.
- Para obter uma sopa lisa e homogênea passe a sopa por uma peneira ou um chinois.
- Ajuste o sal e a pimenta-do-reino.
- Misture bem e leve para a geladeira por 2 horas.
- Sirva com croutons, decore com azeite e ceboletes.
Assista ao video no canal do YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário