Ragu de Costela
A palavra Ragu vem do Frances ragoût de ragoûter que significa despertar o apetite. Mas o prato ganha o mundo na Itália onde ganhou status de molho nobre. Existem diferentes receitas de ragu na Itália, a mais conhecida por nós é o molho bolonhesa, mas ragu é um prato um pouco mais trabalhoso e demorado, a carne é cozida por horas em fogo baixo com legumes, tomates pelados, azeite, vinho tinto e caldo de carne. O que diferencia o ragu dos outros molhos é exatamente o tempo de cozimento, o que faz com que todos os sabores realizem o casamento perfeito na panela, depois é só escolher o acompanhamento, Pappardelle é muito usado, polenta, nhoque e em alguns países o purê de batatas.
A escolha da carne é a critério, existem hoje receitas de ragu de cogumelos, mas eu prefiro uma boa carne e aqui no caso a costela pois tem uma boa gordura e um sabor muito especial, mas outras carnes podem ser usadas com o mesmo efeito, como acém, peito, cordeiro e até javali. Vamos a receita.
Ingredientes:
- 1 kg de costela de boi com osso.
- 2 colheres de sopa de azeite.
- Sal e pimenta do reino a gosto.
- 1 folha de louro.
- 2 ramos de alecrim.
- 3 ramos de tomilho.
- 2 cenouras médias, picadas.
- 2 talos de salsão picados.
- 2 cebolas pequenas picadas grosseiramente.
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate.
- 2 copos de vinho tinto.
- 8 dentes de alho picados.
- 3 1/2 copos de caldo de carne caseiro, (receita no blog).
- 2 ramos de salsinha picada.
Preparo:
- Aqueça o forno a 165 graus.
- Coloque uma panela de ferro grossa em fogo médio. Adicione o óleo e aqueça até que esteja quase soltando fumaça. Tempere generosamente as costelas com sal e pimenta. Adicione as costelas ao óleo quente em etapas para não esfriar a panela e para selar a carne bem. Refogue as costelas até dourar dos dois lados. Retire as costelas da panela e transfira para uma tigela grande.
- Adicione cenouras, salsão e cebola ao óleo na panela e cozinhe em fogo médio até que os vegetais estejam macios e dourados.
- Adicione a pasta de tomate à panela e misture bem, adicione o vinho mexa com uma colher de pau até que todos os pedaços dourados tenham sido raspados da panela. Cozinhe até que o líquido seja reduzido pela metade. Adicione o alho, o caldo de carne e os ramos de alecrim e tomilho
- Retorne as costelas para a panela deixe o líquido começar a ferver, tampe a panela e leve ao forno. Cozinhe lentamente até que as costelas estejam bem macias, umas 2 horas e meia.
- Retire a panela do forno e retire as costelas da panela e deixe descansar. Coloque a panela no fogão em fogo médio e deixe o molho reduzir para ficar mais encorpado. Assim que as costelas esfriarem um pouco, desfie em pedaços pequenos. Com uma escumadeira tente retirar o máximo de gordura do caldo. Retorne a carne desfiada para a caçarola e cozinhe por mais 5 minutos.
E está pronto um ragu de costela maravilhoso e como falei escolha o seu acompanhamento, sendo pappardelle pasta, polenta, nhoque ou purê de batatas tenho certeza você vai adorar. Bom apetite.