Bife de Ancho com cogumelos salteados
O bife e ancho ou como conhecido nos Estados Unidos, New York sirloin, vem todos do mesmo corte, o contrafilé, nos Estados unidos o sirloin é cortado a peça inteira, na Argentina, origem do nome Ancho que significa "largo", já evidenciando que os bifes têm no mínimo dois dedos ou 4 cm de altura. O bife de ancho não deve ser confundido com o bife de chorizo, que apesar de ser retirado do mesmo contrafilé tem sua diferença na região do corte. O de ancho e retirado da parte dianteira do contrafilé, possui uma capa menor de gordura mas tem um marmoreio, ou uma faixa de gordura entremeada a carne o que garante sabor, maciez e suculência a carne.
Eu confesso também que se existe uma combinação que eu gosto é carne, vinho tinto e cogumelos, sensacional. Vamos a receita.
Ingredientes:
- 3 peças de bife
- 4 dentes de alho
- 2 ramos de alecrim
- Cogumelo shitake ou o cogumelo de sua preferencia
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Meio copo de vinho tinto
- Meio copo de caldo de carne dissolvido em água
- Uma colher de sopa de manteiga
- Azeite ou óleo
- Tempere os bifes com sal e pimenta do reino a gosto e deixe descansar.
- Em uma frigideira em fogo médio alto acrescente um fio de azeite, a manteiga o alho e o Alecrim. Enquanto vai fritando o bife, com uma colher vá regando o outro lado do bife para agregar mais sabor.
- Retire o bife e deixe descansar.
- Na mesma frigideira acrescente o cogumelo e vá salteando até amolecer. Acrescente o vinho tinto e deixe reduzir.
- Acrescente o caldo de carne e deixe reduzir a 1/3 até ficar um caldo aveludado. Finalize o caldo com manteiga e sirva sobre o bife com o acompanhamento da sua preferencia. Bom apetite
Assista ao vídeo no canal, vai lá